PROF POLI FURQUIM...Técnico da Seleção Matogrossense de Voleibol Infanto Masc 2012

domingo, 29 de abril de 2007

Voce sabe quem inventou o Voleibol ?

William George Morgan é o inventor do vôlei . Foi diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM), na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América do Norte no ano de 1895 e Filho de George Henry Morgan e Nancy Chatfield, é o maior de quatro irmãos. De família de imigrantes galeses, trabalha no negócio familiar de construção de barcos com destino aos canais da zona.
O voleibol foi criado no ano de 1895 , 0 nome original do novo esporte era minonette. Nessa época, o esporte em moda era o basquetebol, que tinha sido instituído apenas há três anos pôr Nasmith e que rapidamente se difundira. Era muito enérgico e cansativo para homens de idade. Pôr sugestão do Pastor Lawrece Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante que o basquetebol para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante a de tênis, a uma altura de 1,83cm, sobre a qual uma câmara de bola de basquetebol era batida surgindo assim o esporte que seria mais tarde denominado voleibol. Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.
Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete. A rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis. Neste período, o esporte era conhecido por Mintonette. Com o passar do tempo, foi ganhando o nome popular de volleyball, que acabou se tornando oficial.
Principais fatos após a invenção do voleibol:
1900 - voleibol chega ao Canadá, primeiro país fora dos Estados Unidos
1908 - o esporte vai para o continente asiático e começa a ser praticado na China e no Japão
1910 - o esporte chega ao Peru, primeiro país da América do Sul a praticar o esporte
1942 – morre, aos 72 anos de idade, o criador do voleibol, William George Morgan
1947 - fundada na França a FIVB ( Federação Internacional de Voleibol)
1949 - realizado o primeiro campeonato mundial masculino na Tchecoslováquia (foi vencido pela Rússia)
1951 – realizado o primeiro campeonato sul-americano de voleibol, na cidade do Rio de Janeiro. O Brasil tornou-se campeão masculino e feminino.
1952 – realizado o primeiro campeonato mundial feminino
1964 – o esporte passa a fazer parte do programa oficial das Olimpíadas, realizadas em Tóquio no Japão.
Esse cara inventou um jogo emocionante, eletrizante só praticado por pessoas inteligentes.